Blog-Duas-Pequeninas-Leitura-Infantil

5 dicas de livros infantis para apresentarmos no Mês da Leitura

Você sabia que o mês de outubro é o Mês da Leitura? Para celebrarmos a data, selecionamos 5 dicas de livros infantis para apresentarmos para as nossas crianças. Em outubro ainda comemoramos o Dia do Professor. Então fica um pacote completo para falarmos de educação infantil e incentivo à leitura. Também conversamos com o querido escritor, poeta, compositor, artista circense, entre tantas outras atribuições, Eduardo Maciel que nos traz sua visão sobre a importância da leitura infantil. Vamos la!

 

Eduardo, na sua opinião, qual a importância da introdução à prática da leitura na rotina das crianças?
Essencial e necessário. Essencial porque a prática da leitura, o mais precocemente possível, produz efeitos físicos e mentais importantíssimos para o desenvolvimento dos pequenos, como coordenação motora, habilidades cognitivas, aumento de vocabulário e capacidade argumentativa, além de ser um bom instrumento de aprimoramento da autopercepção, da interpretação e da criatividade. Necessário porque é através da leitura que se consolidam conhecimentos capazes de formar crianças mais bem preparadas para o futuro. E quando a leitura é feita com livros físicos, e não num device eletrônico, tudo se potencializa ainda mais!

 

Em um mundo onde o virtual ganha cada vez mais espaço, que dica você pode dar para a família que quer iniciar essa atividade com as pequeninas e pequeninos?
Bem, vou falar o que penso de verdade: as crianças foram expostas de forma compulsória a processos de aprendizagem virtuais e digitais por conta da pandemia, e espero que isso se resolva em breve. Celular, tablet, notebook e afins não foram feitos para crianças. A melhor forma de uma família cuidar dos seus pequenos é, SEMPRE (em maiúsculo mesmo) que possível, privá-los dessas ferramentas. Por mais que seja uma forma confortável para que os pais tenham “momentos de sossego”, porque as crianças tendem a não aprontar nada de errado com um celular na mão, já que entram numa “bolha”. O que me deixa indignado é a falta de visão das famílias: esses momentos de sossego na infância dos filhos se tornarão, muito provavelmente, quando eles crescerem, “momentos de muita preocupação”. Crianças alienadas tendem a ser adolescentes e adultos mais alienados ainda. E a vida acontece no mundo real, que é onde se desenvolve a personalidade da criança. Tudo tem o seu tempo, e criança tem que ser criança. Comprem livros, começando com os bem coloridos e ilustrados, pois não se arrependerão.

 

Você é artista circense também, acha que o lúdico está de alguma forma se perdendo? Como a leitura pode colaborar para esse resgate do imaginário infantil?
Sim, sou. E amo rodar fitas de forma ritmada. Enquanto estou fazendo percebo como todo o meu corpo se funde às fitas e à música, de forma harmônica. Não acho que o lúdico esteja se perdendo, mas mudando. A velocidade e o formato dessa mudança são os fatores que me preocupam. O imaginário infantil continua lá, intacto em todas as crianças. Mas estamos substituindo espaços interiores dedicados ao poder multiplicador do lúdico por esquemas de repetição (memes, joguinhos e afins), que existem dentro de um script que impede que a maioria das crianças de hoje possam experimentar por exemplo o que sinto quando estou rodando minhas fitas, conforme disse no início.

 

Tem algum título que, na sua opinião, todas as crianças deveriam ser apresentadas?
Ah, são tantas as leituras… E também tudo depende da idade, do momento mesmo de cada criança. Mas vou eleger “Fernão Capelo Gaivota”, que foi um verdadeiro presente na minha infância.

 

Agora esse é um espaço livre para você deixar sua mensagem sobre esse tema tão importante que é Leitura e Crianças.
Me despeço agradecendo muito a toda a equipe das “Duas Pequeninas” por decidirem ir além da venda, do negócio em si, e por me darem espaço para de repente chegar em lares onde a criança de fato tem o seu lugar. E agradeço por ter a oportunidade de aqui compartilhar o que venho pesquisando e aprendendo ao longo da jornada. Leiam livros pras suas crianças, estimulem que elas toquem, segurem e manipulem os livros. O virar de uma página de um livro é um ato complexo e fundamental para a concentração na história e os demais benefícios que citei. Além disso, o conteúdo de um livro gera conhecimento. E conhecimento é poder, nunca se esqueçam disso. Então demos poder às crianças, antes que se tornem adultos e precisem exercer o poder sem sequer saber o que é o poder de verdade. Fiquem com Deus. Tenham saúde!

Eduardo, nós que agradecemos sua participação trazendo tanto valor para nosso bloguinho, seja sempre muito bem-vindo.
Você pode conhecer um pouco mais sobre Eduardo Maciel em seu site https://eduardomacielartes.com.br/

 

 

5 Dicas de Literatura Infantil

 

Os livros sugeridos abaixo estão na lista de Melhores Livros Infantis de 2021, em ranking realizado pela Revista Crescer. Mais de 40 jurados de todo o Brasil recomendam as obras literárias. E então chegamos a um ranking com o total de 30 livros. Aqui selecionamos os destaques para vocês:

 

  • 1: E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas
  • Autores: Emicida e Aldo Fabrini
  • Faixa etária: a partir de 04 anos
  • 2: Pode chorar, coração, mas fique inteiro
  • Autoras: Glenn Ringtved e Charlotte Pardi
  • Faixa etária: a partir de 06 anos

  • 3: Um belo lugar
  • Autor: Alexandre Rampazo
  • Faixa etária: a partir de 04 anos

  • 4: O menino que virou chuva
  • Autores: Yuri de Francco e Renato Moriconi
  • Faixa etária: a partir de 03 anos

  • 5: Bia e o Elefante Piquenique
  • Autores: Carolina Moreyra e Odilon Moraes
  • Faixa etária: a partir de 01 ano

 

Destacamos ainda um livro extra. Um livro que também está neste ranking. Do autor André Neves. Chama-se “Obrigado” e ele inicia com a seguinte citação de Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida não basta”. No livro, um menino convida o leitor a embarcar numa viagem inesquecível para conhecer 15 poetas brasileiros. Não se trata de uma coletânea, mas uma criação poética em textos e imagens de André homenageando seus preferidos. Está imperdível!

 

Lembramos aqui que a Duas Pequeninas sempre tem, além de looks lindos, opções de livros para as pequeninas e pequeninos. Também lembramos que ainda estamos no Mês Das Crianças e você pode ir correndo na nossa loja retirar o seu brinde especial da Maleta dos Sonhos Duas Pequeninas. Esperamos por vocês!

 

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Posts Recentes