Benefícios da convivência entre crianças e pets

Os benefícios da convivência entre crianças e pets

Os animais são uma fonte inesgotável de amor e alegria. Mas além do carinho que eles proporcionam, os bichinhos podem trazer muito mais. No nosso papo de hoje, vamos falar dos benefícios da convivência entre as crianças e os pets.Ter um animal traz muitos benefícios para a vida de uma criança. Estamos falando de segurança, da responsabilidade e do aprendizado sobre respeito e amor, os animais também podem ser grandes companheiros no desenvolvimento das pequeninas e pequeninos.Os animais de estimação são considerados importantes para o bem-estar emocional dos pequenos por por oferecerem uma relação incondicional. Listamos abaixo alguns benefícios:

Senso de responsabilidade

Quando um pet se torna o novo integrante da família, ele é totalmente dependente. Precisa de alguém que o alimente, dê carinho, leve para passear, cuide de sua higiene, etc. E isso, geralmente desperta o senso de responsabilidade nas crianças, elas entendem que são responsáveis pela vida de seu novo amigo. Assim, os pequenos vão aprendendo que nem tudo é só brincadeira, e é muito importante que os responsáveis incluam as crianças nos cuidados com os animais.

Fortalecimento do sistema imunológico

O convívio pode proteger as crianças de infecções e até diminuir o risco de asma e dermatite atópica, duas doenças que dão trabalho na infância.
Muitos pais escolhem não ter pets por medo de desencadear alergias nos filhos. Porém, estudos da Universidade de Wisconsin-Madison mostraram que as chances de uma criança desenvolver alergias respiratórias são 33% menores com um bicho de estimação. Cães e gatos ajudam a fortalecer o sistema imunológico das crianças, fazendo com que o corpo ganhe mais resistência a algumas substâncias.

Estímulos ao cérebro

Os dois primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento cerebral. Quanto mais estímulos, mais conexões se formam entre os neurônios e diversos estudos demonstram que a evolução do cérebro acontece a uma velocidade incrível nesse período.Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a relação com os animais faz com que as crianças tentem várias vezes a realização da mesma atividade, como ensinar o pet um truque ou jogar a bolinha, o que aperfeiçoa habilidades motoras.

Desenvolvimento emocional

O desenvolvimento emocional também é um dos benefícios dos pets para crianças!Alguns dos aspectos positivos mais conhecidos são autocontrole, socialização e capacidade afetiva. Ter um animal de estimação ensina a criança a interpretar os sentimentos e necessidades de outro ser, ajudando a trabalhar empatia, além do estímulo à comunicação não verbal e do carinho.

Controle do estresse

Cães, gatos e companhia podem ajudar a relaxar e acalmar a criança. Uma das teorias para explicar isso é a de que, ao afagar o animal de estimação, o corpo libera hormônios como a ocitocina, ligada ao estabelecimento de vínculos e a uma melhor resposta psicológica e fisiológica ao estresse.O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) já publicou um estudo mostrando que ter um animal em casa pode diminuir o risco de ansiedade infantil.

Mais atividade física

Levar o pet para passear ou brincar com ele é uma ótima ideia em um mundo que se preocupa com os níveis de sedentarismo em jovens e o aumento na incidência de obesidade infantil. Quanto mais envolvida com o animal a criança for, maiores as chances de ela ser ativa!

Estimula a reflexão

Não é conversa de filme! Os pequenos sempre confiam no seu pet para desabafos. Por acreditarem que entendemos tudo o que falam, constroem uma relação muito íntima com os animais. Essa confiança gerada é ótima para que os pequenos possam refletir sobre suas próprias atitudes e até reconhecerem quando estão errados.
Seja por demonstrarem afeto ou por possuir habilidades especiais, os pets têm muito a oferecer aos aos seus tutores, em especial às crianças. Estar com os animais traz muitos benefícios à saúde física e mental, e o contato direto também ajuda a formar a personalidade das crianças, já que ensina valores e atitudes positivas por meio da interação com as animais.Uau! Quem diria que um bichinho de estimação poderia trazer tantos benefícios assim para as crianças, né? Mas lembramos sempre que, os pets NÃO SÃO OBJETOS, são “serzinhos” que merecem todo carinho, respeito e amor e, também, exigem cuidados. Por isso, pense muito bem antes de ter um bichinho. E se possível não compre, adote!Ficamos por aqui com nossa dica de hoje, um beijo e até a próxima! 😉

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Posts Recentes