filhos x pós pandemia

Meus filhos estão diferentes após a pandemia. E agora?

A pandemia da Covid-19 deixou marcas em todos nós. Inclusive nas nossas crianças. Eu cansei de escutar histórias assim: ah, meus filhos nunca foram ao cinema porque nasceram durante a pandemia; ah, meus filhos nem conhecem algumas pessoas próximas sem as máscaras, porque nasceram durante a pandemia; isso sem falar nas histórias mais pesadas de pessoas que se foram por causa da pandemia. Enfim, o assunto é triste demais. Mas, sem dúvida, estamos enxergando a luz no fim do túnel. Aos poucos, a vacina vai vencendo a pandemia.

Mas e o amanhã? Será que meus filhos estão diferentes após a pandemia? Quais sequelas e marcas permaneceram? Como lidar? Vamos refletir juntos a seguir sobre este tema.

O melhor remédio para o pós-pandemia será o tempo. Temos que dar tempo ao tempo. Deixar as nossas crianças livres para conhecerem este “novo normal”.

Está com medo? Aos poucos vamos explicando o poder das vacinas. O poder da vacinação em massa. E também os números de queda dos casos de Covid-19.

Está com dificuldades sociais? Ok, vamos respeitar. E ir introduzindo aos poucos a criança de volta ao cenário social. Procurando os amigos mais próximos. Procurando atividades mais tranquilas. E vencendo todos juntos esta etapa.

Os casos mais complexos e intensos, claro, devem ser tratados com profissionais especializados. Conversei com psicólogos experientes sobre este tema. E a resposta unânime é a seguinte: ninguém conseguiu sair ileso de uma pandemia tão gigantesca. Inclusive os nossos filhos e filhas. Portanto, a melhor saída é o diálogo franco, a aproximação constante, o suporte para todos os momentos e também o acompanhamento especializado caso seja necessário.

Que o “novo normal” venha repleto de alegria e muita saúde para todos nós.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Posts Recentes