talento

Como perceber um talento no meu filho? Leia dicas!

Eu me emocionei demais com a estreia da temporada 2022 do The Voice Kids. Crianças talentosas e com o dom de cantar. Cantando encantando! É de arrepiar. Você fecha os olhos, ou vira a cadeira, e apenas escuta a voz da criança cantando. Em certos momentos, nem dá pra imaginar que aquele vozeirão todo está saindo da boca de uma criança.

Aqui quero falar e refletir sobre como podemos perceber o talento nos nossos filhos. Não somente no canto, claro. Mas em qualquer outra área. Será que seu filho tem o talento para desenhar? Tem o talento com esportes? Tem o talento com a matemática? Tem o talento com a comunicação? Enfim, são várias as possibilidades.

As dicas que pesquisei e que compartilho aqui são as seguintes:

  • Jamais forçar uma criança para determinada área. Somente porque você gosta dessa área. Isso acontece muito com mães que sonhavam em ser bailarinas, por exemplo. Aí colocam as filhas no balé. Mas elas não gostam. E aí? Não adianta forçar.
  • Ficar atento aos mínimos detalhes. Se a criança se encanta com o lápis de cor e os desenhos, então você pode estimulá-la mais neste sentido. Parabenizando com cada traço no papel. E estimulando para mais e mais possibilidades.
  • Tenha cuidado com o excesso. A criança pode ser apaixonada por natação. Mas treinar natação todos os dias pode ser estressante. E ela pode criar um ranço com o esporte.
  • Também acho interessante mostrar diferentes mundos para as crianças. Por exemplo: ela gosta de cantar e você só fala com ela sobre música e canto. Só isso e nada mais! Aí acaba se fechando dentro de uma bolha e não descobre outras possibilidades.

Mas e com vocês por aí? Quais são os talentos dos seus filhos e filhas? Ah, sobre talentos… volto a linkar aqui nosso post sobre o filme “Encanto”. Ele é perfeito ao falar sobre dons e talentos. Sempre destacando que está tudo bem se o seu filho não apresenta um talento mais aflorado logo de imediato.

Aguardo os seus comentários 😉

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Posts Recentes