Boneca de Pano

A inseparável boneca de pano

Que a criançada geralmente tem um brinquedo preferido é fato. Há décadas que a boneca de pano é uma “amiga” inseparável de pequeninas e pequeninos. Vem com a gente conhecer um pouco da história dessas bonecas que tanto encantam gerações.

“Muñeca” do espanhol é a designação para a nossa boneca, que para muitos inclusive é a origem das bonecas de pano introduzidas no Brasil através da península ibérica na época da colonização, apesar de já existirem na cultura Indígena e na cultura Africana. A origem das bonecas remonta desde a civilização Babilônica, atravessa os séculos desde o Egito, Roma, Grécia antiga, Japão e China.As “casas das bonecas” e os “Dochenmacher” (fabricantes de bonecas) surgiram nas cidades alemãs de Augsburgo, Nuremberge e Sonneberg por volta do séc. XV, juntamente com a cidade de Paris na França onde a comercialização e produção começam a ganhar dimensões maiores. Na Holanda começam a despertar maior interesse no séc. XVII, mas é nos sec. XIX e início do séc. XX que o ápice da fabricação desperta interesses das classes mais abastadas, onde eram utilizadas roupas e trajes da corte e reproduziam fielmente a figura humana. As roupas das bonecas, inclusive, eram elaboradas por grandes costureiros da época e surgiram também pessoas interessadas na produção artesanal.

Bonecas famosas da Literatura Infantil

Emília, boneca sapeca e falante que vira humana no livro “As Histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo” do escritor Monteiro Lobato e que ganhou diversas adaptações para a TV brasileira e uma série da Rede Globo.A “Boneca de Retalhos” usada para espetar alfinetes e agulhas do livro “O Mundo Mágico de Oz” do escritor L. Frank Baum e que ganhou um filme para o cinema e diversas peças de teatro e adaptações pelo mundo inteiro, tornando-se um clássico e um verdadeiro ícone mundial.

Duas Pequeninas e as Bonecas de Pano

Como vocês já sabem nós, da Duas Pequeninas, sempre mergulhamos no universo infantil para entender esse mundo lúdico, afinal criança tem que ser criança, tanto na liberdade e conforto para se vestir, quanto nas opções de brincadeiras e desenvolvimento.Por isso, em nossa loja, as pequeninas encontram uma coleção inteira, incrível, fofa e que elas amam, de bonecas de pano.
Vem pra Duas Pequeninas conhecer nossas bonecas, alías esse é uma ótima opção de presente de natal, hein! Esperamos por você!

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Posts Recentes